Citar Passagens de Músicas Te Deixam Cult?

Essa é no mínimo uma ótima pergunta para suscitar conversas de bar. Mas falando sério, porque será? Que atire a primeira pedra quem nunca pôs uma parte de letra de música no subnick do MSN, ou como parte do perfil orkut, ou ainda mandou um depoimento somente com a letra da música! Cara, eu penso que isso pode ser por dois motivos: falta de palavras para expressar o que quer ou vontade de demonstrar um conhecimento “aprofundado” de algum grupo (as aspas são porque basta olhar no Vagalume, não precisa realmente conhecer a banda).

As vezes, quem usa palavras de terceiros, que provavelmente nunca conhecerá, corre sérios riscos. Afinal, existem músicas que não querem dizer absolutamente nada, mas quem escuta da um valor imenso. Vide Bob Dylan, foi assim com os Panteras Negras e com tantos outros. Vide Queen, citar a letra de I Want To Break Free pode não ser lá a forma mais sincera e melhor planejada de se expressar. Aliás, uma boa parte das músicas que foram compostas pelo Freddie Mercury corre esse risco. Então, cuidado, Queen pode ser meio ambíguo e o resultado que você quer pode não ser exatamente o alcançado. Ah, mas músicas como The Show Must Go On estão liberadas, já que o significado delas é claro. Ou não, todavia, pense ao menos duas vezes antes de parafrasear o titio Freddie. Em tempo, sr. Mercury cantou Under Pressure junto a David Bowie, imagina o que essa música pode querer dizer?

Mas, vamos lá, o problema não é só esse. Outro ponto importantíssimo para selecionar uma música é a escolha da banda. É favor para os olhos dos direitos, não colocar passagens como “here’s another song for the radio”. É sério, isso é podre. Acredita que no clipe desta música, o baterista ainda veste uma camisa do Dark Side Of The Moon? Pura blasfêmia, inquisição neles. Mas não é só esse grupinho, que tentou ficar cult usando o sobrenome de um velho de um filme que fala sobre viagem para o passado, que oferece risco. Citar Katy Perry pode ter seus momentos traidores, embora ela deixe bem claro o que quer dizer. E por favor, não coloque frases com a expressão Poker Face, já que você não sabe exatamente o que é isso. Ou sabe?

Mas quotar pode ter um lado bom. Voltando ao mestre Bob, embora muitos de seus amigos possam não conhecer as letras do poeta Dylan, só o fato de parecer profundo já vai fazê-lo parecer ultra-cult. Não se esqueça, porém, que muitas letras dele realmente tem significados, mesmo que ele não lembre do processo de composição delas, ele vivia muito louco a um tempo atrás, entende? Eu mesmo já quotei a letra inteira de Masters Of War, que é sensacional, diga-se de passagem. Bandas pouco desconhecidas também podem ajudar no seu disfarce alternativo. Quer encontrar várias delas? Comece procurando pela trilha sonora de Juno, tem muitas bandas legais, com letras fofinhas e cheias de passagens quotáveis. Eu acho que esse tipo de banda faz isso de propósito, mas prefiro não acreditar nisso, seria genial.

Filmes. Eles são craques em fazer referência a músicas obscuras que poucos conhecem. Ou não, de vez em quando fazem referência a músicas famosas. De uma forma ou de outra, os personagens que citam passagens de músicas antigas, abandonadas, admiradas, ganham sempre o ar de sabedoria, de razão. Tudo mentira. Provavelmente quem escreveu sobre aquela canção foi o roteirista e o ator não faz a menor idéia da onde tenha vindo aquela banda. Ou sabe, quem sabe?

Enfim, o pensamento parou de fluir. Mas os comentários servem pra você comentar. Ou seja, disserte sobre suas passagens favoritas ou sobre as que você odeiam quando os outros põem. Ou ainda, se quiser, fale mal do que eu escrevi, isso virou moda, não é mesmo?

2 Respostas para “Citar Passagens de Músicas Te Deixam Cult?

  1. its hard to get by just upon a smile.

  2. The star maker says it ain’t so bad…

    The spaceman says, “Everybody look down
    It’s all in your mind”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s